Sabonete de Eucalipto e Mel |
Esse já é um clássico. Um dos primeiros sabões que produzi, sempre requisitado, sempre adorado. O óleo essencial de eucalipto é um dos aromas mais conhecidos e apreciados. Lembra frescor, mata, lembra aquele cheirinho de sauna e do vapor de água quente responsável por curar muitas gripes.
De fato, o eucalipto tem sido utilizado desde tempos imemoriais por suas propriedades terapêuticas. Você é capaz de imaginar um ser humano caminhando e deparando-se primeiro, com um aroma, um frescor, uma vitalidade, e depois, identificando esse aroma à uma árvore comprida, de folhas alongadas, extremamente aromáticas?
Flores e folhas da Corymbia citriodora |
A Flávia tem uma história pessoal para compartilhar: cheguei à cidade de Fátima, em Portugal já à noitinha, assisti à uma muito emocionante Procissão das Velas ao lado do meu pai e uma emocionada avó nonagenária. No dia seguinte, acordei bem cedo, e fui correr. Fazia frio, para meus padrões tropicais, atravessei a avenida da pequena cidade e fui seguindo as placas que apontavam para as grutas. Era manhã de uma estrada pouco movimentada, de repente surge um aroma, ele apontava o despertar da manhã, ele propiciava um respirar mais fresco, mais livre. Imediatamente tive uma sensação de limpeza no trato respiratório. Respirei aquele ar gelado e perfumado e retornei agraciada com o calor dos raios solares que começavam a esquentar o corpo.
Esse é o deleite de um bosque de eucaliptos. O óleo essencial de Eucalipto Citriodora é um ótimo descongestionante das vias respiratórias, com propriedades antissépticas, bactericidas e cicatrizantes. É estimulante, refrescante e desinfetante.
Esse sabão ainda recebe uma dose de mel agroecológico. O mel também é outro produto há muitos anos utilizado pelo ser humano. Ele tem propriedades bactericidas, é um conservante natural e é um ótimo hidratante para a pele.
Comentários
Postar um comentário