Pular para o conteúdo principal

celebrar a morte


J.Krishnamurti - 7º - O que é a Morte? A Morte tem algum significado? - "A Transformação do Homem"

Como eu vou me levantar de manhã? É muito simples, tenho de levantar e fazer coisas, a vida exige que eu aja!

Eu sei o que amar, realmente? Eu não sei o que é morte?

Pergunta o Dr. Bohm, se o ego não é nada além de uma imagem, então o que morre?
Há alguma coisa que morre, já que a imagem não é real? As imagens morreram, "eu" morreu. É possível "reconhecer" a morte do ego? Estou assustado, pois quando isso morre, isso que chamei de "eu" por tanto tempo, é um fim... O que é isso que acaba? Se é meramente o fim de uma imagem, então não é nada. (Mas se estou identificada com essa imagem, se sinto, penso e tenho a sensação de que sou ela, então isso é muito. Pois então é a morte de "mim mesma") Há algo mais profundo que morre? Não é o fim da imagem que morre, mas algo muito mais profundo. Não é, portanto, a morte do organismo. Qual o significado mais profundo da morte, maior do que o fim das imagens? O que a morte significa? O processo de criação de imagens, que é o pensamento, também morre. Removemos o criador de imagens e a imagem em si mesma. Então, há algo mais? Isto é o significado da morte? Diz K. que a morte tem um significado muito maior.

Minha vida tem sido desordem, constante conflito, eu cheguei ao conhecido e a morte é desconhecido, por isso tenho medo.

A morte é o fim de todas as coisas: realidade, conceitos, imagens, todas as memórias e fim do tempo, o tempo pára completamente. E não há futuro, no sentido psicológico, o fim psicológico de todas as coisas.

Se eu não páro a imagem, a corrente de criação imagens continua. Se eu morro, e ainda tenho uma imagem, essa imagem continua. A minha imagem é a sua imagem. Elas são as mesmas, um pouco mais colorida ou perfumada, mas, ainda assim, a mesma.

Existe este constante fluxo de criação de imagens, se manifesta nas pessoas "universalmente". É um rio, existe, e se manifesta nas pessoas. Essa corrente é o criador de imagens e imagens. A imagem é universal! Não se manifesta em uma só pessoa. É o efeito de todas as pessoas e se manifesta nas pessoas.

Diz K. que a vida deve ter uma profundidade infinita. A morte torna isso acessível. Outros bloqueios, reais, além da criação e das imagens, tem de morrer.

Existe uma corrente de sofrimento = dor, o sofrimento é mais profundo que a imagem.

O que é sofrimento, então. Vai além de perda, pesar, do sentimento, do pensamento. O sofrimento é parte da correnteza da criação de imagens, porém é mais profunda. Há uma corrente bastante profunda e o criador de imagens está na superfície dessa correnteza, são as ondas da superfície.

A compaixão vem com o fim do sofrimento, que não é àquele criado pelo pensamento. No pensamento há o sofrimento criado pelo ego. Chama-se autopiedade.

Há o sofrimento mais profundo, universal. A percepção do "nosso" sofrimento é compaixão. [O nosso sofrimento é a ignorância, este estado em que todos nos encontramos. A não percepção dessa ignorância é sofrimento.] não estou segura de ter captado suficientemente esta parte.

Há o profundo sofrimento da humanidade, sendo alimentado durante séculos e séculos. Ele perpetua a ignorância.

Ele entende que as pessoas estão em sofrimento, mas ele mesmo não está. Ele sente uma tremenda energia da compaixão. Essa compaixão, é o fim do sofrimento universal, ele continua, mas também morre.
Há compaixão que nasce com o sofrimento. Quando o sofrimento termina, há compaixão. O que é compaixão, que é amor?

Sem compaixão, a vida não tem sentido.

O que queremos fazer é penetrar em algo além da morte. Além do tempo. K. não usa essa palavra, pois, de certa, forma, ela implica um movimento no tempo, mesmo que seja "para sempre".

Há um movimento que não tem começo nem fim. Um movimento fora do tempo. Aquilo que está sempre se renovando, vivo, novo, florescendo...

A vida tem um sentido extraordinário,além das palavras. A vida é sagrada, você compartilha isso. A vida não poder ser desperdiçada. Usá-la corretamente tem um tremendo significado. Não basta aceitar como uma teoria.

K diz que todos esses diálogos foram um processo de meditação, que traz insight, em tudo o que tem sido dito. A meditação não é apenas argumento. É ver a verdade, o falso e ver a verdade no falso. Ele apenas existe. Não há compartilhar, vai além.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

quando começa?

Por onde começar? Começa pelo começo grita o papagaio que mora na minha cabeça. Mas onde é o começo?, pergunto. E o papagaio se cala. Afinal, ele só sabe repetir um punhado de frases prontas. O papagaio aprendeu que tudo que tem um fim tem um começo. O papagaio sabe que aquilo que nasce está fadado à morte.  Mas será possível a existência de algo que não tenha fim nem começo? É nos possível capturar o primeiro instante do surgimento de algo?  O que é nascer, o que é morrer? O que é o começo, e o que é o fim? Estamos nos últimos dias do ano de 2016. O papagaio aprendeu que isso é o fim de um ciclo, e o início de outro. Entretanto, quando o papagaio despertar na manhã do novo dia, ele continuará sendo o mesmo velho papagaio repetidor de passados, repetidor dele mesmo.  Para o papagaio não há fim, e portanto não há começo.

Eu sou um sujo espelho que reflete você.

Há algo em mim que não seja simples repetição? O que chamo de eu, é essa vida condicionada, esse amontoado de imagens projetadas. Todo o movimento é mecânico, não há nada novo, não há eu, sou, unicamente, um amontoado de gentes com suas esperanças, medos, desejos, vontades, prazeres. Sou um nada, uma nulidade, um zero. Nada há de novo aqui. J.Krishnamurti - 4º - Sobre a criação de imagens - "A Transformação Homem" Porque os seres humanos vivem da maneira que vivem? Pode o ser humano permanecer psicologicamente sozinho? A principal razão de os serem humanos não realizarem uma radical transformação é o medo de não serem parte de um grupo (sentido de pertencimento). K. diz que só a partir dessa solitude pode-se cooperar. Diz Bohm que antropólogos perceberam que nos povos primitivos o sentido de tribo era muito forte, existe a segurança psicológica de estar na tribo. Quando se é tirado do grupo, a pessoa se sente perdida, pois já não sabe quem é. A maior punição que u

A Vida está constantemente destruindo você

Calma, vamos entender essa frase antes de sairmos a falar aquilo que achamos que entendemos. A vida está constantemente destruindo as imagens que você cria de você. Se você, como a Flávia, se acha um ótimo cozinheiro, com anos de experiência, tão bom que tira fotos e compartilha suas aventuras culinárias e, veja bem, se depara com isso: Pois bem, você, grande chef recusará esse pão, como sua obra, pois ele não se encaixa na imagem que você construiu para si mesmo. Principalmente depois de ter recebido inúmeros elogios sobre seus pães e desfrutado de algumas horas de devaneio e prazerosa imaginação sobre seus poderes e possibilidades e êxitos na arte de fazer pão. O pão, este pão acima, fere a imagem que você construiu.  Então, você pode rastejar na dor da perda da sua imagem, culpar algo ou alguém por sua falha, criar planos mirabolantes de aperfeiçoamento, e etc. Sim, claro que você — ou melhor, a imagem de você  — pode criar tudo isso para não morrer, para não